domingo, 14 de outubro de 2012

Tips to shop on Ebay/ Dicas para comprar no Ebay



Toda a gente que me segue no blog sabe que eu adoro fazer compras no Ebay e muitas de vocês perguntam-me frequentemente se o Ebay é seguro, se as encomendas realmente chegam, problemas com a alfandega,...
Por isso neste post vou dar-vos umas dicas para comprar no Ebay

* Ebay.co.Uk, Ebay.com, Ebay.es,... 
Como já devem ter reparado existem vários "ebays", há o do Reino Unido, o dos Estados Unidos, Espanha, França, .... Aqui há que ter atenção de onde vem a encomenda. Se o produto for enviado da União Europeia, não pára na alfandega, tudo o que vier fora da UE nunca arrisco a comprar mais de 22€
Atenção que mesmo que comprem no Ebay do Reino Unido, têm de ver de onde a encomenda é efectivamente enviada.

* Como é feito o pagamento?
Só podem pagar por paypal (por vezes há vendedores que disponibilizam o cheque por exemplo). Sobre o paypal falarei num post diferente, mas queria chamar atenção a quem utiliza o serviço MB Net no paypal, pois cada cartão temporário gerado pelo MB Net só dá para 1 compra e se vocês estiverem sempre adicionar cartões temporários a conta do paypal é bloqueada. Estar adicionar cartões novos no paypal constantemente é visto como prática fraudulenta segundo a política deles.

* O vendedor é de confiança?
Antes de comprar alguma coisa é prioritário verificar se o vendedor é de confiança. E com é que fazem isso? Basta verificar o feedback. Se tiver muitos comentários de pessoas insatisfeitas, é provável que vocês também fiquem. Não é necessário que sejam "top sellers" mas um vendedor com muito feedback negativo é certamente menos confiável.

* A encomenda não chega, o que fazer?
Se a vossa encomenda não chegar dentro de 30 dias, contactem o vendedor para explicar o sucedido. Se ele vos disser para esperar mais e não vos der logo o refund, vocês esperam no máximo até 40 dias, se no 40º dia após a encomenda ter sido paga ainda não a tiverem recebido, contactem o Ebay, porque se passar mais de 40 dias, já não podem reclamar e receber o refund.

* Recebi refund de um vendedor, onde está o dinheiro?
Quando se recebe um refund, o dinheiro vai para a conta do banco associada ao cartão de crédito que estão a usar. O dinheiro não fica logo disponivel, pode levar uns dias até chegar à vossa conta de novo. No caso de quem usa MB Net não sei como funciona porque o cartão que estão a usar expira automaticamente após a compra ser concretizada.

* É seguro comprar no Ebay?
Antes de mais é mandatório terem o vosso computador livre de qualquer vírus e ter os programas de anti-vírus e firewall actualizados sempre e isto serve para qualquer encomenda online.
Eu já fiz muitas encomendas no Ebay e posso dizer-vos que tudo correu pelo melhor. Já recebi refunds porque a encomenda se extraviou e também não houve qualquer problema. Comprar no ebay é seguro sobretudo porque se a encomenda não chegar, se o vendedor não vos quiser devolver o dinheiro, o Ebay resolve esse problema para vocês nunca sairem prejudicadas com o negócio.


Sigam estas dicas e boas compras!




1 comentário:

  1. e verdade, tem de tudo e muito baratinho uma pessoa nao resiste :D

    optimo post :)
    beijocas

    ResponderEliminar